Marketing pessoal na internet

A internet abriu várias portas para seus usuários, uma delas foi a possibilidade de se promover. As plataformas da internet contribuíram para a promoção do marketing pessoal. Não importa se você é um profissional que quer mostrar seu trabalho ou uma celebridade, na internet todos podem usar as mesmas ferramentas.

Antes para ser visto, sem ser uma celebridade, era preciso contar com as colunas sociais e meios comunicação locais. Com as redes sociais tudo ficou mais fácil e perigoso também. Principalmente quando o assunto é como fazer o marketing pessoal.

Muitas dúvidas e algumas polemicas surgem quando falamos sobre tipos de publicações nas redes sociais. E o motivo para tanto debate é que: se a rede social é algo pessoal, tenho o direito de publicar o que quiser!

Sim e não. Você tem todo o direito de publicar o que quiser, mas vale o bom senso de não fazer publicações que agridam ou ofendam quem quer que seja.

E dizemos isso, porque algo negativo postado na internet por você pode impactar sua imagem fora da internet.

Muito se fala em marketing pessoal e algumas boas práticas na internet são fundamentais para que você mantenha uma boa reputação, seja online ou não.

E por que abordamos esse assunto? Uma pratica muito comum de vários gestores antes de contratar uma pessoa é analisar como a pessoa se comporta nas redes sociais.

A análise do candidato vai além do currículo, estes gestores olham as páginas nas redes sociais e tipos de publicações feitas, grupo que o candidato participa e páginas que seguem.

E antes que alguém diga que isso é novidade, vale dizer que esta pratica vem sendo feita desde a época do Orkut.

 

Dicas para seu Marketing Pessoal

Por isso, para um bom marketing pessoal tenha seu perfil sempre atualizado nas redes sociais e avalie o que é útil ou não postar. Uma dica é manter seu perfil privado, assim suas publicações só aparecerão para seus amigos.

Outra dica muito importante é dar atenção ao conteúdo e linguagem utilizado na publicação. Siga as normas ortográficas e gramaticais da língua portuguesa.

Tenha um perfil no LinkedIn para assuntos profissionais. Mantenha seu perfil atualizado e com as informações profissionais relevantes. Faça publicações constantes sobre sua área de atuação, isso demostrará que está sempre se atualizando. E no LinkedIn nunca poste suas em ambientes mais descontraído, pois esta rede social é estritamente profissional.

Sempre pensando no marketing pessoal, tenha cuidado com o que você comenta na publicação de outras pessoas e com a opinião que emite. Sempre haverá um grupo de haters que podem distorcer seu comentário.

Lembre-se que ao postar algo em qualquer canal da internet é bem possível que fique lá para sempre. Então todo cuidado é pouco para não prejudicar seu marketing pessoal.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *